O jogador profissional se surpreende, durante a partida, com a agressividade da inteligência artificial, chamando-a de “assustadora” e “dominante”. A máquina mostra que consegue simular comportamentos bastante complexos de jogadores humanos, como atrair o oponente para uma posição mais vantajosa para ela e fingir que vai fazer um movimento e fazer outro para enganar o rival. Mesmo assim, Dendi afirma que a sensação de jogar contra ela é diferente da de jogar contra um humano.

No final, o jogador humano desiste da partida, alegando que o robô “é forte demais”. Mesmo assim, ele considera que, com um pouco mais de tempo, conseguiria encontrar padrões no comportamento da máquina e ter uma chance melhor para ela.

Um sistema de aprendizado

Segundo Greg Brockman, um dos pesquisadores da OpenAI, o jogo “DOTA 2” foi escolhido justamente por suas regras complexas e por sua cena competitiva forte. As regras complexas geram uma situação na qual um programador que tentasse escrever manualmente o código da máquina dificilmente conseguiria criar um programa capaz de jogar em um nível razoável.

Por outro lado, a cena competitiva forte significa que trata-se de um jogo no qual é necessário sempre criar novas estratégias para sair na frente. Esses dois fatores fizeram com que o jogo se mostrasse um campo ideal para a pesquisa com inteligências artificiais. Eles também fizeram com que o método ideal de treinamento para a máquina fosse jogar contra ela mesma, assim ela sempre teria um oponente de mesmo nível.

Mesmo antes da partida contra Dendi, a inteligência artificial já tinha se batido contra outros profissionais que participaram do International. Segundo a empresa, muitos deles quiseram continuar jogando contra a máquina e incorporá-la à sua rotina de treinamento. Abaixo, é possível ver um vídeo da empresa apresentando sua criação:

Com a vitória da sua criação em partidas um contra um, a OpenAI estabeleceu para si um novo objetivo: criar uma equipe composta por cinco inteligências artificiais e fazê-la vencer uma equipe composta pelos cinco melhores jogadores humanos. Além disso, ela pretende tentar misturar jogadores humanos e robôs, para alcançar um nível de competitividade que nenhum deles conseguiria por si só.

Consequências para o mundo

Essa vitória da máquina sobre um jogador humano foi noticiada também pelo próprio Elon Musk, por meio do Twitter. Musk considerou a vitória uma conquista importante, já que, mesmo na modalidade um contra um, “DOTA 2” seria “vastamente mais complexo do que jogos de tabuleiro tradicionais como xadrez e Go”. O tweet de Musk pode ser visto abaixo:

Isso não significa apenas que a inteligência artificial é capaz de jogar melhor do que humanos. O fato de que ela pode ser rapidamente treinada para atingir um nível profissional em diversas atividades significa que ela também pode aprender a executar tarefas complexas e úteis, como auxiliar médicos a diagnosticar e tratar câncer e gerar economias imensas em contas de luz.

 

FONTE: OLHAR DIGITAL

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